Hoje encerramos nossas
postagens nesse blog, e o nosso último assunto será sobre enchentes nas
ferrovias. Sabemos que o fato que iremos relembrar é um pouco antigo, mas será
importante dentro de nosso contexto.
No dia 22 de junho de 2010,
houve um grave desastre natural. Fortes chuvas assolaram os estados de
Pernambuco e Alagoas. O governo de Alagoas confirmou o desaparecimento de mais
de 600 pessoas. De acordo com a Secretaria de Estado da Defesa Social, ao todo,
177.282 foram afetadas. Destas, 26.141 ficaram desabrigadas e 47.687,
desalojadas.
A notícia a seguir, foi
anunciada no dia 31 de Janeiro:
A Ferrovia Cabo-Propriá, que
liga Pernambuco a Sergipe, parcialmente destruída pelas enchentes em 2010, terá
um trecho de 380 quilômetros recuperado. O anúncio foi feito nesta
segunda-feira (30) pelo Governo de Pernambuco. A Transnordestina Logística S.A
será a empresa responsável pelas obras de reparo, que devem começar dentro de
15 dias, após autorização do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos
Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
A companhia investirá R$ 60
milhões em recursos próprios para a recuperação da linha férrea. Os trabalhos
devem gerar cerca de 200 empregos diretos. Com extensão total de 560 quilômetros,
a ferrovia apresenta hoje 350 pontos de interrupção no seu traçado, localizados
entre os estados de Pernambuco e Alagoas.
Do total dos investimentos,
cerca de R$ 25 milhões será destinado à recuperação de um trecho de 150
quilômetros da ferrovia que corta os municípios pernambucanos de Ribeirão,
Gameleira, Joaquim Nabuco, Catende, Maraial, São Benedito do Sul, Quipapá e
Palmares, todos na Mata Sul, além de Canhotinho, no Agreste. Três pontes serão
reconstruídas. Também serão feitos serviços de drenagem e terraplenagem, troca
de trilhos e dormentes, além da limpeza da linha.
A expectativa é que a
estrada de ferro esteja em pleno funcionamento dentro sete meses. Ainda segundo
estimativa da Transnordestina Logística, a movimentação de cargas na ferrovia
deve chegar a 1,5 milhões de toneladas por ano até 2015.
Durante o anúncio, realizado
no Palácio do Campo das Princesas, no Recife, o diretor-presidente da
Transnordestina Logística S.A, Tufi Daher Filho, disse que a reativação da
ferrovia abrirá um canal de ligação de Pernambuco com a Bahia, pois a
Cabo-Propriá será ligada à linha férrea Centro-Atlântica, que vai até Salvador.
Ele também descartou a possibilidade de novas enxurradas voltarem a destruir a
linha férrea usando o argumento de que as barragens que estão sendo construídas
pelo Governo estadual vão evitar novas tragédias.
O governador do Estado,
Eduardo Campos, destacou que a recuperação do equipamento trará benefícios para
a economia, pois, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a
estrada de ferro será responsável por receber cerca de 15% da carga movimentada
no Porto de Suape.
A Ferrovia Cabo-Propriá
havia sido destruída pela primeira vez nas enchentes de 2000. Depois de oito
anos e de uma disputa judicial que definiu que a responsabilidade pelo conserto
da linha cabia à Transnordestina Logística S.A, os serviços começaram a ser
executados. Em 2010, quando já possuía vários trechos prontos e estava prestes
a ser inaugurada, a estrada de ferro foi novamente destruída pelas chuvas.
O Brasil sempre é afetado
por fortes chuvas, mas infelizmente o governo não investe devidamente para
sanar esses problemas. Esperamos que um dia essas tragédias sejam apenas parte
do passado, pois esse pais tem de tudo para ser de primeiro mundo.
Podemos concluir que a
burocracia no nosso país atrapalha, e muito, na recuperação de nossas vias.
Burocracia que também impede a viabilização de melhorias nos trilhos, como por
exemplo, aprimoramento no escoamento de fluxo das águas pluviais, terreno adequado
para a instalação de uma ferrovia sabendo que é uma área de grande incidência
de chuvas, entre outras.
Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,lula-visitara-areas-atingidas-pelas-enchentes-em-al-e-pe-na-quinta-feira,570509,0.htm
Data de acesso: 24/06/2013
Horário de acesso: 7:55
Fonte: http://maisab.com.br/tvasabranca/blog/ferrovia-destruida-pelas-enchentes-sera-recuperada-em-pernambuco/
Data de acesso: 24/06/2013
Horário de acesso: 8:30
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