terça-feira, 18 de junho de 2013

Lastro Ferroviário

Hoje, iremos abordar sobre o lastro das nossas ferrovias, componente importantíssimo dentro da malha ferroviária, que tem inúmeras funções ao longo dos trilhos.

Lastro é o material que, se você já usou o trem alguma vez, sabe o que é: são as "pedras" que ficam ao longo dos trilhos. Existem vários tipos de britas no mercado, mas nas ferrovias, é utilizada a brita 3, muito conhecida como pedra de lastro, pois é constantemente utilizada em aterramentos e nivelamentos de áreas ferroviárias e drenos.

O lastro é de extrema importância para a execução de uma ferrovia. Dentre outras características, ele é responsável por distribuir as cargas sobre a plataforma. A estabilidade e a durabilidade da malha depende dele, pois também é responsável em suprimir irregularidades da plataforma; garantir a elasticidade da via; manter firme a posição dos dormentes; facilitar a restauração e manutenção da geometria da via; melhorar a permeabilidade e ventilação e evitar bolsas de lama. Historicamente vem sendo utilizado material pétreo para o lastro ferroviário.
Como resultado de pesquisas desenvolvidas pela ArcelorMittal Tubarão, a Escória de Aciaria In Natura de 1 ¼" a 3" (32mm a 75mm) foi disponibilizada no mercado para a aplicação em lastro ferroviário, visto que a escória apresenta características que a tornam atrativa para essa utilização.

Algumas vantagens sobre os materiais pétreos:

  •          Proteção o meio ambiente, evitando a exploração de pedreiras;
  •          Maior resistência à abrasão, tornando o lastro mais durável;
  •          Estrutura vesicular permitindo perfeita drenagem da água quando utilizado em lastros ferroviários;
  •          Maior peso próprio, resultando em economia de material no dimensionamento dos lastros, assegurando grande estabilidade;
  •           Logística (facilidade do transporte do produto pela ligação siderúrgica-ferrovia).


         Esses materiais são essenciais na construção de uma ferrovia, e é muito importante esse lastro ajudar o local em que está inserido, como por exemplo, não prejudicar o solo, correto manuseio das águas e maior  durabilidade para economizar matéria-prima, que consequentemente, reduz a quantidade de resíduos
         O lastro é de grande importância, pois como foi dito no texto, mantem firme a posição dos dormentes, facilitar a restauração e manutenção da geometria da via que garante não só a permanência da via, como também a segurança dos usuários. 
         
Fonte: http://www.cst.com.br/produtos/co_produtos/aplicacoes/aplicacoes_ferroviarias/aplicacoes_ferroviarias.asp
Data de acesso: 18/06/2013
Horário de acesso: 9:50


Fonte: http://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/pedras-concreto-brita/
Data de acesso: 18/06/2013
Horário de acesso: 10:05

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