Positivos :
- Redução das Emissões de Poluentes atmosféricos e de Ruídos
- Benefícios Socioambientais
- Redução das Emissões de Poluentes atmosféricos e de Ruídos
Com relação à possibilidade de redução dos níveis de ruídos, decorrente da
redução do número de veículos em circulação (com potencial possibilidade de
substituição pela Linha 6), o ganho ambiental será concentradamente maior nas
vias onde atualmente trafegam os veículos de transporte coletivo (ônibus e vans),
cujas linhas serão desativadas ou reduzidas e será de magnitude bastante variável
de caso a caso, dependendo da contribuição relativa da passagem desses veículos
no ruído resultante em cada ponto receptor.
- Benefícios Socioambientais
melhoria da mobilidade da população em geral, a redução da emissão de poluentes,
a redução do tempo de viagens, a redução do número de acidentes, entre outros. Confira na imagem a seguir :
Negativos:
- Qualidade da Água.
- Perda de Imóveis e Impacto Social pelo Processo de Desapropriação
- Qualidade da Água.
A alteração da qualidade das águas superficiais por ação antrópica decorre,
principalmente, da introdução nesses meios de substâncias químicas que alteram
os padrões de qualidade estabelecidos pela legislação em vigor.
Assim, de uma forma geral, todos os serviços típicos de obras civis, previstos a
serem executados durante a fase de implantação da Linha 6, terão a potencialidade
de geração de material particulado e detritos em geral em condições de serem
aportados aos cursos d’água localizados no entorno das obras projetadas.
Por sua vez, na fase de operação do empreendimento, entende-se que o
atendimento das rotinas de manutenções e de limpezas das composições dos
trens exigirá o armazenamento de diferentes produtos e insumos gerais (óleos
lubrificantes, graxas, materiais elétricos, detergentes, tintas, entre outros), com
variados graus de periculosidade e/ou de inflamabilidade. Mesmo se considerando
que esses insumos ficarão estocados adequadamente e de acordo com as normas
vigentes, todas as operações de transferência, manuseio e/ou aplicação direta dos
mesmos estarão sujeita a falhas e acidentes, podendo resultar em vazamentos,
derramamentos e/ou incêndios. Estes, por fim, poderão poluir o solo e os recursos
hídricos subterrâneos locais, causando diferentes tipos de danos aos moradores /
ocupantes da região do entorno do Pátio.
- Perda de Imóveis e Impacto Social pelo Processo de Desapropriação
Para a implantação do empreendimento será necessário desapropriar imóveis
residenciais, comerciais e desocupados, localizados em determinadas áreas ao
longo do traçado da Linha 6. As desapropriações necessárias correspondem
basicamente às áreas relativas à projeção das vias, à implantação das estações e
dos edifícios de apoio, acessos e pátios.
A partir dos dados de área e tipologia de uso foi constatado o predomínio das áreas
de uso misto e comércio e serviços de padrão médio (somadas representam 55%
do total), sendo o uso misto com o maior percentual de 32% e o de comércios e
serviços de padrão médio com 23%. As áreas de uso institucional também são
expressivas (20%).
É muito importante, além de um projeto de irá atender inúmeras pessoas em sua locomoção, preservar o ambiente no decorrer e aos arredores, porque é possível sim, o desenvolvimento sócio-financeiro rentável, inclusive no Metrô. Esses órgãos responsáveis, principalmente, pelo transporte sobre trilhos ( CPTM e Metrô) devem ter responsabilidade ambiental pois cada vez mais pessoas utilizarão esse meio e reduzir os impactos ambientais desde agora, sera fundamental para o equilíbrio do meio em que vivemos.
Nós precisamos ficar atentos para construções de grande porte como essa, pois, elas trazem consigo inúmeras mudanças para o local de alojamento, como: poluição das águas e mudança na paisagem. E na realidade que vivemos qualquer cuidado com o meio ambiente é pouco!
Data de acesso: 14/06/2013
Horário de acesso: 19:30
Data de acesso: 14/06/2013
Horário de acesso: 20:40
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